O amadorismo e a moda

Este é um post desabafo.

Sobre o descontentamento com nossos “empregadores” da área de moda.

Tenho participado de algumas seleções de trabalho, conversado com gente da área na mesma situação e realmente não dá para entender o amadorismo em que tantas empresas trabalham e tratam candidatos e empregados.

E dá-lhe “chefes, diretores e rh’s” que te dão chás de cadeiras horrorosos, que não se preocupam em ler seu currículo previamente enviado e te fazem repetir cada linha, que te entrevistam em 5 minutos, sem ao menos olhar na sua cara, que te mandam responder questionários com perguntas que não fazem nenhum sentido, tipo “Cite situações que mostram sua disposição para trabalhos árduos “ – oi?, que te pedem para fazer uma “pesquisinha” ou para fazer desenhos para ver como você “trabalha, desenha”, que não te dão nenhuma satisfação sobre o andamento/conclusão do processo, mesmo que você não tenha sido selecionado. Até chegar as situações mais desrespeitosas:  dizer que você não tem experiência suficiente te forçando/induzindo a aceitar um salário mais baixo ou pessoas que acertam com você a criação de peças/coleções e depois do trabalho pronto, somem. Sem te pagar, é claro.

É incrível como todo mundo que trabalha na área tem uma estória do tipo para contar.

Me espanta a precariedade como muitas empresas, inclusive as com “nome, visibilidade” e que cobram fortunas por suas peças, funcionam sem nenhum profissionalismo, com superiores com síndromes de gênios que tratam as pessoas sem nenhum respeito, gritando, humilhando e por aí vai.

E uma das coisas mais ruins que acontecem é que tem muita gente que se submete a essas situações.

Que trabalha sem ganhar nada, só pelo nome da empresa, que aceita remunerações ridículas enquanto se mata de trabalhar e ouve gritos e escândalos quietos.

De um setor industrial que é o segundo maior empregador da economia brasileira, estamos bem mal.

Não sinto nenhuma valorização do profissional que estuda mais, que faz cursos, que investe em uma pós graduação.  Isso simplesmente não é levado em conta.

E me faço uma pergunta sempre:  Como são/serão absorvidos todos os milhares de profissionais que estão saindo das faculdades de moda?

Porque iniciativas que incentivem a criação de empresas, que dão suporte comercial e de negócios para esse pessoal também não conheço quase nenhuma, pelo menos por parte das entidades ligadas ao setor.

Um mercado tão glamurizado, tão cheio de pompa e tão amador…

Abs,

Natália.

Anúncios

5 pensamentos sobre “O amadorismo e a moda

  1. Oi Natália!
    Fiquei tão feliz quando você comentou no blog. Não conhecia o seu, e já amei!!! Sinto falta dessa linguagem em grande parte dos blogs de moda.
    Esse texto, acredito que tanta, mas taaanta gente se sente assim, sabe?! É revoltante o descaso desses ditos profissionais, com nós, profissionais. E você tocou em um ponte super forte e verdadeiro… quando depois de te fazerem de idiota (porque na minha opinião, alguns nos fazem de idiota sim) falam “Você não possui experiência!”.
    Enfim, é triste, mas é aquela ideia de não deixar que nada desanime a gente e nem desistir. Uma hora, aparece!!!
    Um beijo!

    • Oi Aline!
      O que acho incrível também, é como nada disso aparece pro mercado né? Parece que não acontece!!
      E também como tanta gente se submete a trabalhos e empresas ruins-porém famosas, só por nome 😦
      Enquanto tiver pessoas aceitando, as empresas continuam com essas politicas, não tem jeito…
      Volte sempre 😉 Bj

  2. Sou estudante de moda e já trabalhei no estilo de uma marca conceituada em BH/MG,não consigo descrever os absurdos que passei e tive que ouvir.È triste estudar se esforçar para no final das contas passar por esse tipo de desvalorização,tem gostar muito da profissão pra não desistir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s